Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Operação Semiárido II

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 19h08 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 11h55 | Acessos: 1053

Nos dias 06 e 07 de junho, uma comitiva composta por integrantes de diversos órgãos responsáveis pela gestão do orçamento federal esteve em visita na área de responsabilidade do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), com a finalidade de conhecer a complexidade do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Nordestino, popularmente conhecida como Operação Carro-Pipa.

 

Garanhuns (PE) – Nos dias 06 e 07 de junho, uma comitiva composta por integrantes de diversos órgãos responsáveis pela gestão do orçamento federal esteve em visita na área de responsabilidade do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), com a finalidade de conhecer a complexidade do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Nordestino, popularmente conhecida como Operação Carro-Pipa. A atividade foi denominada de Operação Semiárido II.

Compunham a aludida comitiva o General de Divisão ALTAIR JOSÉ POLSIN, 2º Subchefe do Comando de Operações Terrestre, o General de Divisão LAÉLIO SOARES DE ANDRADE, Chefe da Assessoria Especial de Orçamento e Finanças da Secretaria de Economia e Finanças, o General de Brigada FRANCISCO HUMBERTO MONTENEGRO JÚNIOR, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, o Senhor JOSÉ ROBERTO DE MORAIS REGO PAIVA FERNANDES JÚNIOR, Diretor de Orçamento Planejamento e Finanças do Ministério da Defesa, o Senhor ZARAK DE OLIVEIRA FERREIRA, Diretor do Departamento do Programa de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e o Senhor CÉSAR PEIXOTO LEMOS, Coordenador de Finanças dos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades.

Inicialmente, a comitiva participou da formatura geral do Batalhão, seguida de uma palestra proferida pelo Comandante da OM, sobre as principais atividades operacionais e subsidiárias realizadas pela Unidade. No prosseguimento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as diversas etapas que compõem a Operação Carro-Pipa. Dessa forma, se deslocaram até uma cisterna de uma comunidade local abastecida pelo Programa, observaram o abastecimento de um caminhão pipa em um manancial (local de coleta de água) e presenciaram uma das etapas do processo de inexigibilidade de contratação dos pipeiros. Também foi apresentado os meios que a Unidade dispõe para, eventual e pontualmente, realizar entrega de água potável em situações críticas.

Vale destacar que a Operação Carro-Pipa, na área de responsabilidade do 71º BI Mtz, atende 43 municípios pernambucanos, garantindo a entrega de água potável em mais de 3.500 cisternas e beneficiando uma população da ordem de 170.000 pessoas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página